Centro de Atendimento ao Turista em Macapá

Bem-Vindo: Informações sobre a cultura, história, gastronomia e turismo na cidade de Macapá.

Cortada pela linha do Equador, Macapá é a cidade mais próxima da foz do Rio Amazonas. Não há acesso de carro para quem vem de outros estados: as opções, a partir de Belém, são avião (uma hora de viagem) e barco (24 horas). Dois hemisférios numa mesma cidade, Macapá é a única capital brasileira no caminho da linha do equador. O fato é celebrado no Complexo do Marco Zero, com um monumento e um relógio de sol e em construções como o Estádio Zerão, em que a linha do equador coincide com a linha do meio de campo. Mas há bem mais a fazer por lá além de ficar pulando de um hemisfério para o outro. Macapá oferece um roteiro que mistura natureza, história e aventura.

As margens do rio Amazonas a Fortaleza de São João de Macapá, construída no século XVIII, é o maior símbolo da presença portuguesa na região. Mas o outro lado da história está bem mais vivo em Macapá como no museu Sacaca, voltado para as comunidades ribeirinhas e etnias indígenas, ou na comunidade de Curiaú, de descendentes de quilombolas. Na lanc-patuá, dialeto falado por lá que mistura português, francês com línguas indígenas e africanas também apresenta a história viva.

Macapá não é ligada diretamente por estradas com nenhuma outra capital. Mas há voos regulares para lá, normalmente com escala em Belém.

Macapá é tudo isso. Bela por natureza. E cheia de personalidade. A cultura e a boa comida atraem turistas a Macapá o ano inteiro.